Conectado por



Nacional

PF encontra sangue em lancha e pede prisão de suspeito de desaparecimentos no AM


Compartilhe:

Publicado por

em

A Polícia Federal informou nesta quinta-feira (9) que encontrou vestígios de sangue na lancha do pescador Amarildo da Costa de Oliveira, conhecido como “Pelado”, apontado como principal suspeito de envolvimento no desaparecimento do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, na região do Vale do Javari, no Amazonas.

A informação foi divulgada pelo Comitê de Crise das forças de segurança que estão investigando o desaparecimento (veja nota abaixo). O material coletado está sendo enviado para análise em Manaus, onde existe a estrutura necessária para a perícia. Ainda não está claro se o sangue seria humano ou de animais.

Com o material encontrado, Amarildo teve a prisão temporária requerida. Até o momento ele é tido como o principal suspeito pelo desaparecimento e já estava preso por flagrante em posse ilegal de material de uso restrito, após uma abordagem das forças de segurança.

Na manhã de hoje as autoridades investigavam o material genético contido no barco.

A região do desaparecimento é conhecida por uma cadeia de crimes ambientais que se conectam com o tráfico de drogas e de armas.

Nesta quarta-feira (8) as autoridades estaduais e federais anunciaram um comitê de crise coordenado pela Polícia Federal no Amazonas. Até o momento, não há informações sobre o paradeiro de Bruno Pereira e Dom Phillips. Eles foram vistos pela última vez na manhã do último domingo, 5.

Os dois sumiram durante uma viagem de barco entre a comunidade ribeirinha de São Rafael, a mesma de Amarildo, e a cidade de Atalaia do Norte. Como mostrou o Estadão, Pereira foi mencionado em um bilhete apócrifo com ameaças, escrito por pescadores ilegais que atuavam na área e dirigido à entidade para a qual o indigenista trabalhava.

Nesta quinta-feira, manifestantes fizeram pressão na porta da Embaixada do Brasil em Londres. Além disso, a pergunta “Onde estão Dom Phillips e Bruno Pereira?” foi estampada em um dos principais cartões-postais da capital do Reino Unido. 

Leia íntegra da nota:

O Comitê de crise, coordenado pela Polícia Federal/AM, informa que, nas últimas 24 horas, a Operação Javari realizou busca fluvial na região do Rio Itaquaí, último local de avistamento dos senhores Bruno Pereira e Dom Phillips. Foram percorridos cerca de 100km computando a calha do Rio Itaquaí e seus afluentes.

Todas as comunidades no percurso foram abordadas, especialmente as de Santa Cruz, Cachoeira, São Gabriel e São Rafael.

Além da busca fluvial, foi realizado um reconhecimento aéreo no itinerário de Atalaia do Norte até a base da FUNAI na entrada da terra indígena Vale do Javari, percorrendo pontos de interesse para a busca aos desaparecidos e para as investigações.

Informa, ainda, que vestígios de sangue foram encontrados na embarcação de Amarildo da Costa de Oliveira, 41 anos, conhecido como “Pelado”, preso em flagrante, na terça-feira (07/08). A prisão temporária do suspeito já foi requerida e o material coletado está a caminho de Manaus, no helicóptero tático Black Hawk, para ser periciado.

O custo da operação até o momento perfaz o montante aproximado de R$ 684.000,00 (seiscentos e oitenta e quatro mil reais).

Os órgãos federais e estaduais reforçam o compromisso com a elucidação dos

fatos e se empenham para que haja o retorno o quanto antes dos senhores Bruno Pereira e Dom Phillips para seus entes queridos.

Comunicação Social

Superintendência Regional de Polícia Federal no Amazonas

(Estadão Conteúdo)

Fonte: O tempo

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: