Conectado por

DJ90

Geral

Megaferiado em São Paulo aumenta fluxo de turistas no litoral; São Sebastião deve dobrar população

Publicado por

em

A antecipação de feriados foi uma tentativa de aumentar os índices de isolamento social e adiar o bloqueio total, o chamado lockdown, na região metropolitana de São Paulo. Mas, o megaferiado de seis dias acabou aumentando o fluxo de turistas para as cidades do litoral.

 

Em Santos, o engarrafamento passou dos 5 quilômetros, em função de uma barreira sanitária instalada na entrada da cidade. Carros com placas da capital paulista, ou de outras cidades que não da Baixada Santista, estão sendo orientados a retornar.

 

No litoral sul, cinco cidades foram autorizadas pela Justiça a impedir a entrada de turistas. Apenas moradores, pessoas que trabalham nas cidades e serviços essenciais estão autorizados a entrar.

 

Já no litoral norte, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, disse que o megaferiado é uma bomba biológica que vai provocar um aumento de 30% dos casos na cidade.

 

São Sebastião tem 90 mil habitantes. A estimativa da prefeitura é que, com o feriado, a população passe de 200 mil pessoas.

 

Mas, apesar da preocupação de moradores e prefeitos, o secretário de Logística e Transporte do governo do estado, João Otaviano, negou o aumento de fluxo de turistas no litoral.

 

Questionado se não é hora de implantar o lockdown, o governador João Doria manteve a postura de adiar a medida.

 

Segundo o último boletim do sistema de monitoramento, o índice de isolamento social no estado de São Paulo é de 48% e na capital paulista 49%. Os dados são referentes a essa terça-feira (19), véspera de feriado e um dos índices mais baixos desde o começo da quarentena, no dia 24 de março.

Fonte: Ag. Brasil