Conectado por

Nacional

Varíola dos macacos: Ministério da Saúde confirma mais um caso e total chega a 7

O Ministério da Saúde informou que o sétimo caso de varíola dos macacos (monkeypox) foi notificado no país. De acordo com a pasta, o mais recente foi confirmado nesta sexta-feira (17) no Rio Grande do Sul.

O paciente é um homem de 34 anos, com histórico de viagem para a Europa. Segundo a pasta, o paciente está em isolamento domiciliar e apresenta estado clínico estável, sem complicações. Ele é monitorado pelas secretarias de Saúde municipal e estadual.

Dos sete casos confirmados, quatro estão em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e um no Rio de Janeiro. Nove casos suspeitos são investigados.

A infecção de um homem de 41 anos em Uberlância, no Triângulo Mineiro, poderia ser a primeira morte pela doença no Brasil, foi descartada nesta semana. 

Como é a transmissão da varíola dos macacos

Para aumentar a incerteza a respeito dessa doença, a Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda não sabe qual a fonte de infecção nos casos relatados. No entanto, segundo informa o Instituto Butantan, já é possível detalhar como a doença tem se espalhado entre os humanos. Confira como ocorre essa transmissão:

  • Contato com com gotículas expelidas por alguém infectado (humano ou animal); 
  • Contato com as lesões na pele causadas pela doença ou por materiais contaminados, como roupas e lençóis.

(Agência Brasil)

Fonte: O tempo

Mais notícias