Conectado por



Geral

Qual o nome você escolheria para o novo morador do Zoo de Brasília: Jambu ou Tucumã?


Compartilhe:

Publicado por

em

O Zoológico de Brasília ganhou mais um ilustre morador: nasceu, no dia 6 de maio, o filhote sauim-de-coleira, fruto da segunda reprodução em cativeiro da espécie.

 

Esse tipo de macaco é muito pequeno, seu corpo mede menos de 30 centímetros – fora o rabo, que é muito longo, para ajudá-lo a se equilibrar nos galhos. E o peso do bichinho não chega nem a 1 quilo. O som que ele faz também é muito diferente daquele grito típico dos macacos maiores. Parece um assovio, escuta só…

 

Mesmo sem saber ainda o sexo, o Zoo está fazendo uma campanha para escolher o nome do macaquinho.

 

As opções serão Tucumã e Jambu, plantas típicas da região Norte.

 

O diretor de Mamíferos do Zoo, Felipe Reis, disse que só será possível saber se o bebê é macho ou fêmea daqui a 4 meses, quando ficar mais independente dos pais. Ele esclarece como cada pessoa pode participar.

 

O primata, nativo do Amazonas, é considerado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio, como criticamente em perigo de extinção, ou seja, na última categoria, antes de extinto. O diretor de Mamíferos do Zoo falou sobre os principais motivos que estão causando o extermínio dos primatas.  

Outro motivo do perigo de extinção do sauim-de-coleira é que, frequentemente, a espécie é vítima de tráfico de animais, devido a sua linda pelagem: branca e marrom, que dá origem ao nome científico saguinus bicolor, completa o diretor.

 

Então, vote você também, e ajude a escolher o nome do novo sauim de coleira que vai viver no Zoo de Brasília.

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: