Conectado por



Geral

Primeiro lote da vacina nacional da Fiocruz será entregue em fevereiro


Compartilhe:

Publicado por

em

O primeiro lote de IFA nacional, armazenado no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos – Bio-Manguinhos, vai a ser descongelado nesta sexta-feira. O Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) será usado para a fabricação de vacinas brasileiras contra covid-19. A informação foi divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz. Desde o ano passado, a Fiocruz produz a vacina AstraZeneca, mas com IFA importado da China.

O IFA é o ingrediente mais importante da vacina, pois contém as informações necessárias para que o corpo produza defesas contra o SARS-CoV-2.

Após um processo que começou em meados do ano passado, Bio-Manguinhos conseguiu nacionalizar a produção deste insumo mediante um acordo de transferência de tecnologia com a farmacêutica AstraZeneca, tornando a instituição autossuficiente na produção da vacina contra covid-19.

Depois de descongelado, o IFA vai passar pela formulação, quando é misturado a outros ingredientes, e envase, para ser acondicionado nos frascos. A vacina então é revisada, rotulada e embalada para ser entregue ao Ministério da Saúde, após todo o processo ser submetido a um controle de qualidade que dura cerca de duas semanas.

A previsão de Bio-Manguinhos é que o primeiro lote da vacina AstraZeneca/Fiocruz, 100% nacional, seja entregue em fevereiro ao Programa Nacional de Imunizações. O instituto já tem material suficiente para produzir 21 milhões de doses.

*Com Informações da Agência Brasil

Saúde Rio de Janeiro Vacina contra covid-19 com IFA nacional será entregue em fevereiro 13/01/2022 – 19:14 Vitória Elizabeth / GT Passos Tatiana Alves – Repórter da Rádio Nacional* IFA Fiocruz vacina quinta-feira, 13 Janeiro, 2022 – 19:14 1:44

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: