Conectado por



Geral

Primeira emissora de frequência modulada de Brasília, Nacional FM é a rádio da música nacional


Compartilhe:

Publicado por

em

Na reportagem anterior, contamos a importância da Rádio Nacional Brasília AM, que foi a primeira emissora instalada no canteiro de obras de Brasília e acompanha a história da cidade desde a época da construção. Agora, o assunto é Nacional FM, a primeira rádio em frequência modulada da capital do país, no ar desde 1976.

 

O gerente de Programação das Rádios EBC em Brasília, Carlos Sena, destaca a proximidade da relação criada entre os artistas, o público e a emissora.

 

As músicas internacionais tocam apenas dentro de alguns programas.

 

Com 20 kilowatts de potência, a Rádio Nacional FM pode ser sintonizada em todo o Distrito Federal e Entorno. Eu mesmo, já fui até Anápolis, em Goiás, ouvindo a Nacional no radinho do meu carro. Para quem está mais longe ou prefere ouvir de outras maneiras, é possível fazer isso pelo aplicativo Rádios EBC, pela internet ou por satélite digital.

 

Carlos Sena lembra que, em 2005, a empresa percebeu que precisava ampliar o espaço para os artistas locais. Esse investimento na cena local culminou na criação do Festival de Música Nacional FM, em 2009.

 

Em outubro de 2007, as rádios Nacional FM e AM, de Brasília e do Rio, Nacional AM e FM do Alto Solimões e Nacional da Amazônia se juntaram às Rádios MEC AM e FM do Rio, à Agência Brasil e às TVs Brasil e NBR, antiga TV Nacional, com a criação da EBC, Empresa Brasil de Comunicação. É a empresa pública de comunicação do Brasil, que tirava do papel o artigo 223 da Constituição Federal e concretizava o direito a uma comunicação plural e complementar, com empresas comerciais, públicas e estatais, cada uma cumprindo seu papel.

 

A EBC tem sede em Brasília, com instalações próprias no Rio de Janeiro, em São Paulo e São Luiz. E opera a rede pública de comunicação.

 

Na próxima reportagem, vamos mergulhar no jeito brasiliense de falar.

 

 

* Acesse aqui todas as reportagens do especial Brasília 60 Anos, que vai ao ar na Rádio Nacional e parceiras e também é publicado na Radioagência Nacional.

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: