Conectado por



Geral

PIX completa um ano e já é usado por 60% da população do país


Compartilhe:

Publicado por

em

O PIX, sistema de pagamento instantâneo, completa um ano de criação nesta terça-feira, dia 16, e já é utilizado por 60% da população adulta brasileira. Segundo dados do Banco Central, o número de usuários saltou de 13 milhões de pessoas, em novembro de 2020, quando estreou, para mais de 101 milhões em setembro deste ano.

Utilizado por instituições bancárias e fintechs, o Pix permite transferência bancária instantânea, sete dias por semana e sem custos para pessoas físicas. Para a técnica em atendimento ao público Nicole Freitas, o sistema foi muito bem-vindo.

A assessora do Banco Central, Mayara Yano, afirma que o Brasil é o país que teve a adoção mais rápida ao Pix, que se aproxima de 350 milhões de chaves cadastradas. Ela aponta outros dados que mostram o crescimento do sistema:

A facilidade de usar o Pix trouxe também uma preocupação: os assaltos virtuais, quando o criminoso obriga a vítima a fazer uma movimentação financeira. Desde outubro, as transações entre pessoas físicas realizadas no período noturno têm um limite de mil reais. E, para aumentar a segurança do sistema, neste dia 16, entram em vigor novas regras.

A assessora do Banco Central, Mayara Yano, comenta sobre outra medida de segurança, o bloqueio cautelar, que começa a valer também neste dia 16:

E o Pix não vai parar por aqui. Estão previstas outras funcionalidades entre pessoas e empresas, entre elas Pix Saque, Pix Troco, o Pix Garantido, com pagamento em parcelas com garantia para o recebedor, o Débito Automático por Pix e até o Pix internacional. 

Economia Brasília 15/11/2021 – 16:03 Sâmia Mendes / Guilherme Strozi Leandro Martins – Repórter da Rádio Nacional PIX bancos segunda-feira, 15 Novembro, 2021 – 16:03 2:41

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: