Conectado por



Geral

Pedagogia está entre graduações a distância mais buscadas


Compartilhe:

Publicado por

em

Cursos superiores EAD no país já somam mais de três mil

O baixo custo e as vantagens de flexibilizar os horários das aulas estão entre os motivos para a popularização da modalidade de Educação A Distância (EAD). Entre os anos 2000 até 2018, as graduações a distância saltaram de 10 para 3.177, conforme aponta o levantamento mais recente do Censo da Educação Superior (2018), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Entre as formações, o curso de Pedagogia lidera as buscas.

A pedagoga Miriam dos Santos Lopes, 37, se formou em Pedagogia EAD com uma bolsa do Educa Mais Brasil e confessa que teve receio do seu diploma não ser aceito e se surpreendeu:  “Confesso que pensava que ninguém ia querer me contratar porque minha formação era EAD, mas bastou pegar meu diploma para que muitas portas se abrissem na minha área”.

Miriam optou pela modalidade EAD para conseguir conciliar as demandas de trabalho, do lar e os cuidados com o filho pequeno. Assim, ela pôde estudar e, ao mesmo tempo, estar próximo da família. “Valeu muito à pena. Hoje estou trabalhando na área dando aula para turmas de Ensino Fundamental”, destaca a pedagoga.

No ensino particular, o curso de Pedagogia EAD tem mais de 440 mil alunos matriculados, enquanto que na rede pública o número de matriculados é pouco mais de 12 mil. Na rede particular de ensino, a quantidade de matriculados nesse curso é mais que o dobro do segundo colocado, a graduação de Administração.

Como é o curso de Pedagogia EAD?

A grade curricular desse curso é formada, em grande parte, por matérias ligadas diretamente à: Educação e Psicologia da Educação; Filosofia; História; Sociedade e Sociologia. No geral, as aulas são oferecidas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem, local onde fica disponível todo o material didático do curso, variando o formato de acordo com a instituição.

Para acessar, o aluno entra com login e senha. Por meio da plataforma também é possível tirar dúvida com professores e tutores, participar de fóruns de discussão, chats e conversar com colegas de turma. O diploma é emitido após a conclusão do curso e, assim como em outros cursos a distância, não traz a informação se o curso foi presencial ou EAD.

 

Existe bolsa de estudo para Pedagogia EAD?

São mais de 1.300 faculdades particulares que oferecem cursos de pedagogia a distância. Nas instituições de ensino públicas, a oferta é de 62.643, conforme o último Censo da Educação Superior. Diversas faculdades reconhecidas pelo MEC oferecem cursos de Pedagogia EAD, inclusive com bolsas de estudo de até 70% de desconto nas mensalidades. Dentre estas, destacam-se:

UNOPAR

ESTÁCIO

UCAM

CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL

ANHANGUERA

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: