Conectado por



Geral

Parque Nacional da Capivara aparece como destaque turístico no NYT


Compartilhe:

Publicado por

em

O Parque Nacional Serra da Capivara foi o único lugar do Brasil citado pelo Jornal New York Times como destino turístico. A seleta lista do jornal cita apenas 52 locais no mundo todo.

O parque é uma unidade de conservação conhecida pela grande quantidade de sítios arqueológicos. São mais de 800 no total, sendo 204 disponíveis e equipados para receber visitantes.

Com pinturas rupestres, estudiosos acreditam que a história do homem nas Américas, começou pela região.

Para entender essa história, é preciso fazer uma visita ao parque, e quem faz esse chamado é a chefe do Parque Nacional da Serra da Capivara, Marian Rodrigues. O parque ainda conta com as belezas naturais do lugar, as cavernas e o Boqueirão da Pedra Furada, um paredão rochoso gigantesco com mais de mil pinturas rupestres.

Desde a década de 1960, a área de 130 mil hectares é estudada por especialistas, o que ajudou na elaboração de dois museus na região.

O Museu da Natureza, que foi inaugurado em 2018, é um convite para que os visitantes vejam espécies extintas que habitaram a região, como os tigres-dente-de-sabre.

No Museu do Homem Americano é possível ver ossadas, urnas funerárias e objetos lapidados.

O parque se tornou Patrimônio Mundial da UNESCO em 1991, e ainda preserva resquícios primários da caatinga, um bioma 100% brasileiro.

Um dos guias do parque, Wilk Amorim considera a Serra da Capivara um tesouro, que vale a visita.

Além do Parque da Serra da Capivara, a lista do New York Times inclui áreas urbanas como o bairro do Queens, em Nova York e a cidade de Kyoto no Japão.

*Sob supervisão de Raquel Mariano.

ERRAMOS: Diferente do que foi publicado no dia 13/01/2022, o Parque Nacional da Capivara não possui desenhos rupestres que datam de 50 mil anos atrás. A matéria foi apagada.

Cultura Brasília 14/01/2022 – 17:32 Igor Cardim* – Estagiário da Rádio nacional Serra da Capivara sexta-feira, 14 Janeiro, 2022 – 17:32 2:37

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: