Conectado por



Geral

Mourão visita bases da Operação Verde Brasil 2 de combate ao desmatamento e mineração ilegal


Compartilhe:

Publicado por

em

O vice-presidente, Hamilton Mourão, quer estender o emprego do Exército em ações contra desmatamento na Amazônia. Ele, que preside o Conselho Nacional da Amazônia Legal, finalizou visita aos estados de Mato Grosso, Rondônia e Pará para acompanhamento da Operação Verde Brasil 2.

 

Hamilton Mourão esteve na tarde desta segunda-feira (8) em Marabá, município do sudeste paraense, a mais de 500 quilômetros da capital Belém. Lá, o vice-presidente fez um sobrevoo em uma área de garimpo ilegal de manganês.

 

Mourão foi ao norte do país acompanhar as ações da Operação Verde Brasil 2, iniciada em 11 de maio. Cerca de 14 mil metros cúbicos de madeira ilegal já foram confiscados. As multas e termos de infração aplicados já passam dos R$ 91 milhões.

 

Segundo o vice-presidente, já é possível identificar queda no desmatamento após a deflagração da operação. O vice-presidente também destacou que Operação Verde Brasil 2, prevista para durar 30 dias, deve prosseguir até o segundo semestre. Durante a entrevista coletiva, não foram apresentados os números do desmatamento na região.

 

Para o governador Helder Barbalho, construir alternativas de desenvolvimento sustentável é a saída pra o fim da exploração ilegal dos recursos da Amazônia.

 

O vice-presidente afirmou que a atuação do Exército na Amazônia deve seguir até 2022. Até lá, o governo federal vai buscar fontes de financiamento e recursos humanos para garantir as ações das agências de fiscalização, como Ibama e ICMbio.

 

Antes de chegar do Pará, Hamilton Mourão, visitou Mato Grosso e Rondônia, estados que também têm bases da operação.

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: