Conectado por

Geral

IPVA de veículos usados será mais alto em 2022

O setor de carros usados cresceu em 2021, com mais de 15 milhões da veículos comercializados. O número é 18% maior que as vendas registradas pelo setor em 2020.

Os dados estão no relatório divulgado pela Fenauto, a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores. O crescimento registrado no ano passado também supera em 3,5% os resultados de 2019, último ano antes da pandemia.

Em dezembro, foram comercializados 1,2 milhão veículos. 3% a mais que em novembro.

O aquecimento do setor veio associado ao aumento de preços. Em 2021, o valor do carro usado cresceu quase 30% comparado com 2020. A falta de semicondutores para chips dificultou a oferta de veículos novos e isso fez aumentar a demanda pelos usados.

 Agora, quem já era proprietário ou acabou de adquirir um carro precisa estar atento ao IPVA, que é calculado de acordo com o preço do veículo no mercado, como explica a professora de economia do Insper, Juliana Inhasz Kessle. Ela explica que o valor dos veículos usados aumentaram e assim o valor do imposto também será mais alto.

A alíquota do IPVA varia de estado para estado. A menor, de 2%, é cobrada no Acre, Tocantins e Espírito Santo. Já a alíquota mais cara, de 4%, é cobrada pelos governos de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Economia São Paulo 03/01/2022 – 19:35 Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde Eliane Gonçalves – Repórter da Rádio Nacional IPVA segunda-feira, 3 Janeiro, 2022 – 19:35 1:57

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias