Conectado por



Geral

Entenda como vai funcionar a telefonia 5G no seu dia a dia


Compartilhe:

Publicado por

em

O 5G é a quinta geração da telefonia móvel. É aquele chip por meio do qual a gente conecta a internet no celular, no tablet e até em alguns relógios.

A expectativa é que a conexão dessa nova tecnologia seja de altíssima velocidade – ou de curta latência, como dizem os técnicos. É o que explica o professor e engenheiro de telecomunicações Andersonn Kohl.

Essa velocidade de resposta do 5G vai trazer um salto tecnológico. Será possível controlar, com mais precisão, carros autônomos e drones. Também vai permitir que fábricas sejam acionadas à distância. E promete ampliar o uso de recursos de realidade virtual e realidade aumentada.

Andersonn Kohl afirma que ainda não conseguimos usar esses serviços porque ainda não existem condições técnicas. O especialista dá o exemplo de uso da realidade aumentada. 

Como é uma nova tecnologia, o 5G vai exigir a compra de aparelhos preparados para receber o novo sinal de internet e a contratação de pacotes de dados. Já é possível encontrar nas lojas celulares e tablets com 5G. O preço é alto, mas com o tempo, deve cair.

A boa notícia é que os seus dispositivos móveis vão continuar funcionando normalmente. De acordo com o engenheiro de telecomunicações Andersonn Kohl, o 4G ainda poderá ser usado nos próximos anos.

O cronograma de implantação do 5G no Brasil prevê que todos os municípios do país sejam cobertos pela nova tecnologia até o ano de 2029.

Pesquisa e Inovação Plano inicial é que todas as capitais tenham a tecnologia já em 2022 Brasília Claro, Vivo e TIM arrematam faixa de 3,5 GHz do leilão do 5G 04/11/2021 – 21:08 Bianca Paiva / Guilherme Strozi Victor Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional 5G Telefonia internet quinta-feira, 4 Novembro, 2021 – 21:08 3:06

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: