Conectado por



Geral

Cristo Redentor terá iluminação especial no Dia da Consciência Negra


Compartilhe:

Publicado por

em

O Dia da Consciência Negra no Rio de Janeiro conta com uma programação especial. Os eventos celebram a ancestralidade e homenageiam homens e mulheres negras que marcaram a história da cidade e a cultura do País.

Neste sábado, o Cristo Redentor ganha uma iluminação especial para marcar a data.// E logo mais, às quatro da tarde, o ator Amir Haddad e a companhia Tá na Rua apresentam um espetáculo sobre a Consciência Negra na Praça Cardeal Câmara, na Lapa.

Às sete da noite, o Planetário do Rio, que ontem completou 51 anos de história, recebe o Baile Charme do Disco Voador de Marechal Hermes. Já a Cidade das Artes promove um show da cantora Nilze Carvalho, a partir das 18 horas, e um concerto da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, às 19 horas, com todos os solistas negros.

E a Guarda Municipal do Rio de Janeiro vai reforçar o patrulhamento em diversos pontos da cidade, como no entorno do Monumento a Zumbi dos Palmares e no Cais do Valongo, importante espaço da cultura negra na cidade.

O comandante José Ricardo Soares, inspetor-geral da Guarda Municipal carioca explica que o Objetivo é impedir atos de vandalismo e também dar apoio às pessoas que realizam atividades culturais e homenagens no entorno dos monumentos que têm grande valor histórico e simbolismo no combate à discriminação.

Além do trabalho operacional, a Guarda Municipal promove diversas atividades culturais como rodas de capoeira e a exposição “Superando Barreiras”, na sede da instituição em São Cristóvão. A exposição homenageia duas personalidades do movimento negro no Brasil e no Rio de Janeiro: o marechal João Baptista de Mattos, que foi o primeiro homem negro a assumir a patente de marechal no país; e a desembargadora Ivone Ferreira Caetano, que foi a primeira juíza e desembargadora negra do Estado do Rio de Janeiro.

As atividades fazem parte da Agenda Novembro Negro Rio 2021, iniciativa promovida pela Prefeitura Carioca.

Cultura Agência Brasil – Rio de Janeiro 20/11/2021 – 14:54 Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde Solimar Luz – Repórter da Rádio Nacional Dia Nacional da Consciência Negra sábado, 20 Novembro, 2021 – 14:54 3:15

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: