Conectado por



Geral

Crescimento da pandemia do coronavírus no interior de SP é quatro vezes maior que na capital


Compartilhe:

Publicado por

em

O estado de São Paulo tem quase 40 mil casos confirmados de coronavírus e passou de 3.200 o número de mortes pela doença.

 

Mas esse número pode ser muito maior. Segundo a Secretaria de Saúde da capital paulista, se levar em consideração o número de mortes por suspeita de coronavírus, só na cidade de São Paulo, os óbitos saltariam para 4.300.

 

Cerca de 9 mil pessoas estão internadas em leitos de UTI ou enfermarias em todo o estado.

 

Enquanto na cidade de São Paulo 87% dos leitos de UTI estão ocupados, a taxa de isolamento está em 47%. O ideal seria 70%.

 

Mas as autoridades de saúde também estão preocupadas com o avanço da epidemia no interior do estado. Segundo o balanço da Secretaria Estadual de Saúde, em algumas cidades a velocidade de crescimento da epidemia é até quatro vezes maior que na capital paulista.

 

O secretário de Saúde de São Bernardo e presidente do conselho de secretários municipais de São Paulo, Geraldo Repler, afirmou que a epidemia está chegando com força no interior e as cidades não estão preparadas.

 

Sonora: “A doença está indo pro interior e com muita força. Muitos municípios não estão preparados. Vou dar o exemplo do meu município. Inauguramos um hospital, com 100 leitos, e 19 leitos de UTI, há quatro dias. Hoje, já tenho 13 pacientes nesses leitos. Hoje, eu já tenho outro serviço com 40 leitos de UTI, 100% ocupados. Se esse número continuar dessa forma, ou crescendo conforme parece ser a tendência, vamos estar numa fase extremamente complicada.”

 

A previsão é de que até o final do mês todas as cidades do estado de São Paulo já tenham pelo menos um caso confirmado de coronavírus.

 

Nesta sexta-feira (8), o governo deve anunciar novas medidas para o controle da epidemia, incluindo novas orientações para quarentena, que está prevista para terminar no domingo. Há 15 dias o governador João Doria chegou a anunciar que a partir de segunda-feira poderia flexibilizar a quarentena no interior do estado.

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: