Conectado por



Geral

Colocar tudo na ‘ponta do lápis’ ajuda a evitar o endividamento


Compartilhe:

Publicado por

em

O endividamento é um fenômeno individual, mas que pode ter consequências para a economia com um todo. Isso quando limita a capacidade de consumo das famílias, com consequências para o comércio, os serviços e a indústria.

O bancário Rubens Praser Júnior costumava aquecer a economia de Brasília, onde vive, principalmente aquela voltada para o lazer, e foi aí que começou o endividamento. Segundo ele, os gastos aumentaram e o orçamento ultrapassou os 70% com festas e restaurantes.

Na época, há mais de 10 anos, Rubens ganhava cerca de 3 salários-mínimos e viu toda sua renda ficar comprometida com dívidas. Sem mais receita, parou de consumir e já não alimentava a economia da cidade como antes. Rubens conta que foram longos trê anos para conseguir equilibrar as contas, uma jornada longa e solitária, segundo ele.

Depois dessa experiência, ele nunca mais perdeu o controle sobre os próprios gastos e hoje consegue poupar 20% da renda que recebe, investindo os recursos em títulos ou ações para aumentar o patrimônio.

Para não chegar a mesma situação de Rubens, é preciso ter o controle sobre o próprio orçamento, como recomenda a professora da Universidade de Brasília, Diana Lima, especialista em Finanças Pessoal. Para Diana o primeiro passo é colocar todos os números no papel. 

O mais importante, segundo a especialista, é ajustar os gastos fixos, àqueles que não podem ser adiados.  Buscar sempre renegociar as dívidas, pagar primeiro as com os maiores juros e abrir o jogo com toda família também são algumas das dicas da especialista para fugir do endividamento.

Ouça todas as matérias da série Economia Familiar:

Economia familiar: entenda o que é a reserva de emergência

Trabalhadores autônomos estão entre os mais afetados pela pandemia

Uma dívida para pagar outra? Redução dos juros pode ser alternativa

Rendimento baixo e altas despesas dificultam poupança por brasileiros

Economia Dica é de especialista em finanças pessoais Brasília 04/06/2021 – 09:28 Paula de Castro/Adrielen Alves Lucas Pordeus León – Repórter da Rádio Nacional economia familiar Endividamento sexta-feira, 4 Junho, 2021 – 09:28 3:07

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: