Conectado por



Geral

Rendimento baixo e altas despesas dificultam poupança por brasileiros


Compartilhe:

Publicado por

em

Evileide Cerqueira trabalha há 30 anos no próprio salão de beleza no Distrito Federal. A clientela já consolidada lotava o local nas sextas e sábados. Mas, a pandemia do novo coronavírus interrompeu essa rotina.

Segundo ela, antes da pandemia ela trabalhava na sexta das 8h às 20h e agora a média é de um atendimento no dia. 

A renda conjunta da família de Evileide chega hoje a pouco mais de três salários-mínimos, uma redução de 40% em relação a antes da pandemia, o que mudou os hábitos de consumo da família.

Apesar dessas mudanças, Evileide não conseguiu evitar o acúmulo de contas atrasadas. Nesse caso, a especialista em finanças pessoais Diana Lima, da Universidade de Brasília, recomenda que a família tente se antecipar a um possível corte no fornecimento de serviços básicos, como luz e água e até negociar pagamentos atrasados. 

A especialista diz que o ideal é que toda família tenha uma reserva de emergência para situações imprevistas, como essa da pandemia. Mas nem sempre isso é possível, diz Evileide. 

A economista da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Lena Lavinas, que estuda o endividamento das famílias, explica que a falta de poupança alcança a maioria das pessoas e que os rendimentos são baixos para cobrir o conjunto de despesas e necessidades.  

Enquanto os clientes não voltam a frequentar o salão como antes, Evileide vai se equilibrando entre uma despesa e outra e evitando, segundo ela, contrair dívidas no banco até as coisas melhorarem.

Ouça todas as matérias da série Economia Familiar:

Economia familiar: entenda o que é a reserva de emergência

Trabalhadores autônomos estão entre os mais afetados pela pandemia

Uma dívida para pagar outra? Redução dos juros pode ser alternativa

Colocar tudo na ‘ponta do lápis’ ajuda a evitar o endividamento
 

Economia Dona de salão de beleza diz que renda familiar reduziu 40% na pandemia Brasília 04/06/2021 – 09:12 Paula de Castro/Adrielen Alves Lucas Pordeus León – Repórter da Rádio Nacional economia familiar poupança sexta-feira, 4 Junho, 2021 – 09:12 3:08

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: