Conectado por



Geral

Cirurgias eletivas são suspensas no Rio de Janeiro


Compartilhe:

Publicado por

em

Todas as cirurgias eletivas estarão suspensas pelo período de 30 dias, a partir de segunda-feira, nos hospitais da rede estadual do Rio de Janeiro. A decisão foi anunciada pela Secretaria de Saúde, como parte das medidas para reduzir o impacto do afastamento de profissionais dessas unidades com doenças respiratórias, como a covid-19.

Dados da pasta apontam que ao menos 20% do quadro de profissionais de saúde estão impedidos de exercer as atividades devido à licença médica. Apenas na capital, desde dezembro, cerca de 5,5 mil servidores foram afastados de seus postos nas unidades municipais de saúde, infectados por covid ou influenza.

De acordo com o Secretário Estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, as cirurgias eletivas serão retomadas assim que houver melhora no quadro da epidemia, que tem desfalcado as equipes dos hospitais.

São consideradas cirurgias eletivas aquelas que podem ser programadas, ao contrário dos procedimentos de emergência, entre elas, catarata, hérnia e vesícula. O estado não divulgou ainda a lista completa dos procedimentos incluídos na medida.

A suspensão de cirurgias eletivas é uma medida que já foi adotada em diversos locais do país ao longo da pandemia. Segundo o Conselho Federal de Medicina, em 2020, o Brasil deixou de realizar ou adiou pelo menos 2,8 milhões intervenções desse tipo.

Saúde Rio de Janeiro 14/01/2022 – 19:16 Vitória Elizabeth / GT Passos Tatiana Alves – Repórter da Rádio Nacional Sáude rio Pandemia sexta-feira, 14 Janeiro, 2022 – 19:16 2:15

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: