Conectado por

Geral

Barragem de água se rompe em cidade mineira de Ouro Fino

Uma barragem se rompeu nesta sexta-feira (14) na cidade de Ouro Fino, no sudeste de Minas Gerais. O rompimento liberou uma grande quantidade de água que atingiu o Rio Mogi Guaçu, mas não há registro de feridos ou de danos materiais.

Autoridades locais estão abrindo uma apuração para determinar as causas do acidente. A barragem que rompeu fica em uma propriedade particular na área rural de Ouro Fino.

E na cidade de Ouro Preto, a Defesa Civil de Minas Gerais determinou que 80 famílias deixem suas casas por causa do risco de novos deslizamentos de terra no município.

As casas que estão sob risco ficam a poucos quilômetros do Morro da Forca, onde um deslizamento de terra na quinta-feira destruiu dois casarões históricos da cidade. Apesar de as chuvas na região terem parado nesta sexta-feira, a Defesa Civil identificou que há risco de novos acidentes devido às condições do solo encharcado.

As fortes chuvas que atingem Minas Gerais já provocaram a morte de 25 pessoas no estado, segundo a Defesa Civil. Esse número não considera as dez vítimas do acidente em Capitólio, no último sábado — quando uma rocha despencou das margens do Lago de Furnas sobre embarcações turísticas que estavam no local.

E sobre essa tragédia, o Ministério Público Federal recomendou que o acesso aos cânions de furnas seja interditado. A recomendação foi feita a três municípios mineiros que ficam no entorno do lago: Capitólio, São João Batista da Glória, e São José da Barra.

O MPF quer que essa interdição vigore até que seja feito um mapeamento geológico do local, com um laudo que ateste a segurança das atividades turísticas.

Geral Brasília 14/01/2022 – 20:33 Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi Daniel Ito – Repórter da Rádio Nacional Ouro Fino chuvas minas gerais Hidrelétrica sexta-feira, 14 Janeiro, 2022 – 20:33 1:44

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias