Conectado por



Nacional

Brasil registra 41 mortes por Covid e mais de 18 mil casos


Compartilhe:

Publicado por

em

O Brasil registrou 41 mortes por Covid e 18.074 casos da doença neste domingo (26). Agora, o país chega a 670.459 vidas perdidas e 32.076.972 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia.

A média móvel de mortes é de 193 por dia, um aumento de 20,6% em relação às informações de duas semanas atrás. A média de infecções chegou a 53.798 por dia, crescimento de 18,2% em comparação com domingo (12). Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul e Piauí não registraram mortes. Já o Distrito Federal e os estados de Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e Tocantins não divulgaram boletins.

Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha de S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são recolhidas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

O consórcio de veículos de imprensa deixou de atualizar os números de vacinados contra a Covid-19 nos fins de semana e feriados. Nos dias úteis, os dados serão atualizados normalmente. A medida visa evitar imprecisões nos números informados ao leitor.

A mudança se deve a problemas na consolidação dos dados de vacinação pelas secretarias estaduais. Diversos estados já não atualizam o total de vacinados aos fins de semana e feriados, e mesmo os que o fazem, por vezes, informam números desatualizados, que não correspondem à realidade e costumam ser corrigidos nos dias seguintes.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorreu em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (PL), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Fonte: O tempo

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: