Conectado por



Nacional

Bolsonaro provoca Congresso a derrubar veto sobre absorventes femininos


Compartilhe:

Publicado por

em

Em reação às críticas na opinião pública por ter vetado projeto aprovado no Congresso que previa distribuição de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), provocou os parlamentares a derrubarem o veto. 

“Vou dar a solução: é só o Parlamento derrubar o veto, porque aí sou obrigado a promulgar. Daí a gente vai arranjar recursos no próprio Ministério da Saúde, na Educação, ou nos dois, tirar um pouquinho de cada”, disse o presidente na live semanal, desta quinta-feira (14), pelas redes sociais. 

“Sou escravo da lei. Se o Congresso derrubar o veto, estou torcendo para que derrube, vou arranjar absorventes, porque não vai ser gratuito, pessoal. Vou ter que arranjar R$ 300 milhões de algum lugar, não vou criar imposto para suprir isso aí. Vou tirar de algum lugar. Vamos lá, Parlamento, vamos derrubar o veto que eu cumpro”, continuou o presidente, que na provocação ainda apelidou o projeto que atenua a pobreza menstrual de “auxílio modes”. 

Antes da ironia do presidente, o próprio governo anunciou lançamento de programa para distribuir absorventes nos próximos dias. A declaração foi dada, na última terça-feria (12), pela ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves, via Instagram, após encontro com o deputado e pastor evangélico Roberto de Lucena (Podemos-SP). 

“Na oportunidade (do encontro) garanti ao parlamentar que nos próximos dias vamos anunciar o programa do governo federal para distribuição de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade. Programa que já estava sendo discutido há meses dentro do governo”, explicou Damares na publicação.

Em outra frente, no dia seguinte ao veto, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), já havia sinalizado que o Congresso derrubaria o projeto, de autoria da deputada federal Marília Arraes (PT-PE). 

“O Cogresso está pronto para contribuir com o governo nas soluções de cunho fiscal, mas já considero desde já que esse veto é candidatíssimo a ser derrubado”, publicou Pacheco no Twitter. 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.

Fonte: O tempo

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: