Conectado por



Geral

Anvisa aprova mais oito testes para o coronavírus


Compartilhe:

Publicado por

em

O Brasil já dispõe de 59 tipos de testes registrados para diagnóstico do novo coronavírus.

 

Oito deles foram oficializados nesta quinta-feira (30) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com a publicação do registro no Diário Oficial da União.

 

A agência informou que avalia e aprova os testes que demonstram atender aos critérios de segurança e eficácia estabelecidos nos regulamentos sanitários.

 

Segundo a Anvisa, todo produto é único e apresenta  limitações de uso e de desempenho que precisam ser consideradas na escolha pelo serviço de saúde.

 

Sobre os testes rápidos, aqueles que indicam se as pessoas têm ou não anticorpos para a doença, a agência afirma que ele deve ser realizado após um intervalo mínimo de 7 dias do início dos sintomas da infecção, tempo necessário para a produção dos anticorpos.

 

Não há conhecimento científico sobre a duração dos anticorpos contra a Covid-19 no organismo e, portanto, não é possível assegurar proteção permanente para a doença.

 

A agência afirma que os resultados negativos dos testes rápidos não excluem uma infecção pelo coronavírus, e alerta que os resultados positivos devem ser interpretados por profissionais de saúde acompanhados de outros exames e dados clínicos.

 

Na última terça-feira a Anvisa autorizou que farmácias e drogarias realizem, temporariamente, testes rápidos para a Covid-19 como forma de evitar aglomerações e sobrecarga no sistema de saúde.

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: