Conectado por



Geral

Volkswagen e MPT se reúnem para tratar de trabalho escravo em fazenda


Compartilhe:

Publicado por

em

Representantes da montadora de carros Volkswagen e do Ministério Público do Trabalho estiveram reunidos nesta terça-feira, em Brasília. Foi uma audiência extrajudicial para tratar da denúncia de exploração de trabalho escravo na Fazenda Vale do Rio Cristalino, também conhecida como Fazenda Volkswagen. A propriedade fica no Pará e os casos ocorreram nas décadas de 1970 e 1980.

O procurador do Trabalho Rafael Garcia Rodrigues, que coordena as investigações, relatou que, neste primeiro encontro com a empresa, o Ministério Público do Trabalho apresentou documentos e provas.

O Ministério Público do Trabalho identificou três características de escravidão moderna nas provas colhidas: os trabalhadores estavam impedidos de sair, eram submetidos à vigilância armada e só poderiam se ausentar da fazenda após o pagamento de dívidas que, na prática, eram impagáveis. Esses fatores também caracterizam o que a Organização Internacional do Trabalho chama de trabalho escravo na modalidade servidão por dívida.

A investigação começou em 2019, após o padre Ricardo Rezende Figueira entregar ao Ministério Público do Trabalho registros da prática do crime.

De acordo com o procurador Rafael Garcia Rodrigues, a Volkswagen se comprometeu a enviar documentos e comparecer a uma nova audiência. A próxima reunião do Ministério Público do Trabalho com a Volkswagen está marcada para o dia 29 de setembro.

A reportagem solicitou manifestação da Volkswagen do Brasil, mas, até o fechamento não obteve retorno.

Direitos Humanos Brasília 14/06/2022 – 22:41 Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde Victor Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional escravidão moderna trabalho análogo à escravidão Wolkswagen terça-feira, 14 Junho, 2022 – 22:41 2:39

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: