Conectado por



Nacional

Vídeo: homem é gravado proferindo ofensas racistas e homofóbicas


Compartilhe:

Publicado por

em

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem dizendo falas racistas e homofóbicas. O fato aconteceu nesta terça-feira (2) na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo.

No registro é possive ver o homem discutindo com os frequentadores do local quando diz: “Não gosto de negro. A cultura deles é uma bosta. Se prestassem, não eram discriminados pela sociedade”, diz o homem, que prossegue: “Não gosto de negro, quem gosta de macaco é zoológico”.

Frequentadores presentes na biblioteca contestam o sujeito e, com o decorrer de suas falas, pedem que ele se retire do espaço.

Na escrivaninha que o homem estava utilizando é possível ver uma cópia do livro “Mein Kampf” (“Minha Luta”), de Adolf Hitler. Além disso, ele também proferiu falas homofóbicas. Veja no vídeo abaixo:
 

 

Nota da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, repudia veementemente as falas e atitudes nazistas, homofóbicas e racistas do frequentador flagrado na tarde desta terça-feira (02) na Biblioteca Mário de Andrade (BMA), um espaço marcado pelo respeito às diferenças de gênero, raça, orientação sexual e pela celebração da diversidade.

Após o ocorrido, o frequentador, que já havia tido problemas anteriores no espaço, foi imediatamente levado para a 77ª Delegacia de Polícia para registro de ocorrência. A Prefeitura ressalta que racismo é crime inafiançável, pela Constituição Federal, lei n.º 7.716, de 5 de janeiro de 1989.

Nos últimos meses, a Biblioteca Mário de Andrade, tal como diversos outros equipamentos culturais da cidade, tem se empenhando em treinar a sua equipe para lidar com atitudes racistas, transfóbicas e misóginas em seus espaços, ao mesmo tempo em que vem desenvolvendo um trabalho de conscientização junto aos seus servidores.⠀ ⠀

A Prefeitura esclarece que as pastas da Cultura e de Direitos Humanos e Cidadania estão em diálogo para tratar do caso.

Fonte: O tempo

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: