Conectado por



Geral

Vacinas Pfizer-Biontech e a Astrazeneca são incorporadas ao PNI


Compartilhe:

Publicado por

em

As vacinas Pfizer-Biontech e a Astrazeneca, produzida pela Fiocruz, foram incorporadas ao PNI, o Programa Nacional de Imunização. A medida foi tomada a partir de um parecer favorável da Conitecc, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS, que assessora o Ministério da Saúde.

Com isso, as vacinas entram no rol de medicamentos do SUS. Na prática, isso significa que se os estudos mostram a necessidade de serem aplicadas doses de reforço em quem já está imunizado, as duas vacinas podem ser incorporadas ao calendário de vacinação do Ministério da Saúde.

Enquanto a Anvisa avalia a eficácia dos insumos, a Conitec faz uma análise mais ampla, dos custos e benefícios de cada produto para o SUS. No caso das duas vacinas contra o coronavírus, o cálculo é que elas representem uma economia de até R$150 bilhões aos cofres públicos pelos próximos cinco anos.

As outras duas vacinas que estão sendo usadas no Brasil contra covid-19, a Coronavac e a vacina da Jansen ainda não foram incorporadas porque não tem registro definitivo na Anvisa, apenas a autorização para uso emergencial.

A portaria do Ministério da Saúde foi publicada no Diário Oficial da União nessa quarta-feira.

Saúde Brasília 30/06/2021 – 19:55 Roberto Piza/ Beatriz Arcoverde Eliane Gonçalves, Repórter da Rádio Nacional vacina contra covid-19 quarta-feira, 30 Junho, 2021 – 19:55 1:20

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: