Conectado por



Nacional

Vacinas da Janssen chegam ao DF congeladas e ‘indisponíveis para uso’


Compartilhe:

Publicado por

em

O Distrito Federal recebeu 40,1 mil doses da vacina contra Covid-19 da Janssen que estavam armazenadas inadequadamente, congeladas abaixo da temperatura indicada. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do DF neste sábado.

De acordo com o órgão, a vacina, que necessita de apenas uma aplicação, chegou congelada e está “indisponível para uso” por enquanto. A constatação sobre o armazenamento abaixo da temperatura de 2ºC foi feita durante a conferência das doses na Rede de Frio Central, que armazena e distribui imunizantes na capital.

Segundo a pasta, o Ministério da Saúde já foi acionado e a orientação do órgão federal é deixar toda a carga das vacinas em quarentena. Elas ficarão armazenadas até que seja feita uma análise sobre a possibilidade de ser usada ou não.

O ministério ainda afirmou que na segunda-feira solicitará análise da qualidade pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) para verificar a estabilidade dos componentes da vacina e se é seguro aplicar essas doses

O transporte dos imunizantes foi feito por meio do programa Avião Solidário da Latam. As vacinas fazem parte da distribuição projetada pelo Ministério da Saúde de 8 milhões de doses para todos os estados do país, além do DF.

A vacina da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, é aplicada em dose única. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial do imunizante da Janssen no Brasil em 31 de março de 2021.

Fonte: Exame

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: