Conectado por

Geral

Trabalhadores autônomos estão entre os mais afetados pela pandemia

Um dos setores sociais mais atingidos pela pandemia da Covid-19 no Brasil foi, sem dúvida, o dos trabalhadores autônomos. Principalmente os informais, aqueles que ganham a vida no comércio de rua.

Esse é o caso do ambulante Adilson da Silva, de 51 anos, que tem dois filhos, e vive com a esposa e o caçula de 7 anos em uma ocupação de sem tetos no centro de São Paulo. Migrante nordestino, chegou a maior cidade do país aos 25 anos e nunca trabalhou com carteira assinada.

Hoje, Adilson recolhe latinhas para reciclagem e vende sacos de batata por R$2 reais, lucrando cerca de 55 centavos por venda. Ele calcula que a renda da família caiu bastante por causa da pandemia.

Para pessoas como Adilson, sem renda fixa e com alta vulnerabilidade social, uma das recomendações de especialistas é tentar ter uma reserva de emergência. A economista Gabriela Chaves, fundadora do NoFront, empresa que trabalha com consultoria financeira para pessoas de baixa renda, recomenda poupar algum valor sempre, por menor que seja

.Mas isso nem sempre é possível. Adilson da Silva conta que nunca conseguiu poupar qualquer recurso durante a vida.

Ele, não pode estudar, mas espera que os filhos tenham uma história diferente. E isso já está acontecendo, o filho mais velho, de 26 anos, é formado em administração pela Universidade de São Paulo e, ao contrário do pai, que sempre foi autônomo, hoje tem um emprego com carteira assinada em um escritório de advocacia.

Ouça todas as matérias da série Economia Familiar:

Economia familiar: entenda o que é a reserva de emergência

Uma dívida para pagar outra? Redução dos juros pode ser alternativa

Rendimento baixo e altas despesas dificultam poupança por brasileiros

Colocar tudo na ‘ponta do lápis’ ajuda a evitar o endividamento
 

Economia Conheça a história de Adilson, que enfrenta desafios para sobreviver Brasília 04/06/2021 – 07:58 Paula de Castro/Adrielen Alves Lucas Pordeus León – Repórter da Rádio Nacional economi familiar Trabalhadores autônomos sexta-feira, 4 Junho, 2021 – 07:58 3:08

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias