Conectado por

Geral

Telescópio espacial James Webb surpreende com registros de Júpiter

Depois de encantar o mundo com imagens em alta definição de galáxias a bilhões de anos-luz da Terra, agora o telescópio espacial James Webb surpreendeu pesquisadores e admiradores do espaço com registros do próprio Sistema Solar. Mais especificamente do planeta Júpiter.

As imagens reveladas pela Nasa nesta quinta-feira foram feitas ainda durante a fase de teste das câmeras e dos espelhos do super telescópio. A surpresa foi porque o James Webb conseguiu rastrear objetos e fazer registros inéditos do gigante gasoso que é o maior planeta do Sistema Solar.

Entre as fotos estão a enorme tempestade na superfície de Júpiter. A tormenta é tão grande que encobriria todo o planeta Terra. O registro foi feito a partir das câmeras que enxergam a luz infravermelha. Na mesma imagem aparecem algumas das 79 luas de Júpiter. O destaque vai para a lua Europa, que aparece bastante brilhante. Este satélite natural de Júpiter é coberto por uma camada de gelo, que provavelmente esconde um oceano.

As fotos em infravermelho também mostram anéis em torno de Júpiter.

O telescópio espacial James Webb também registrou imagens da lua Encélado, que orbita Saturno, e foi capaz de acompanhar o deslocamento de um pequeno asteroide ao atravessar o Cinturão de Asteroides, que fica entre Marte e Júpiter. Foi um verdadeiro teste de velocidade e mostrou que o James Webb pode fazer o mesmo com cometas e outros objetos espaciais.

Pesquisa e Inovação Brasília 14/07/2022 – 21:43 Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde Victor Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional telescópio James Webb quinta-feira, 14 Julho, 2022 – 21:43 1:45

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias