Conectado por



Geral

Semana de Trânsito reforça o papel de cada um para o bem coletivo


Compartilhe:

Publicado por

em

Anualmente, entre os dias 18 a 25 de setembro, é celebrada a Semana Nacional de Trânsito. Em 2020, o tema será “Perceba o risco, proteja a vida”, com estratégias voltadas ao reforço do papel de cada um para o bem coletivo e para a redução da violência no trânsito.

Para se ter uma ideia, a cada 60 minutos, em média, pelo menos cinco pessoas morrem vítimas de acidente de trânsito no Brasil, segundo dados da pesquisa do CFM, o Conselho Federal de Medicina, realizada em 2019. Na maioria, homens jovens e em idade produtiva, como detalha o diretor científico da Associação Brasileira de Medicina de tráfego, Flávio Adura.

“Os homens são mais propensos a se envolverem em acidentes de trânsito que as mulheres. Cerca de ¾ de todas as mortes no trânsito ocorrem entre jovens do sexo masculino com menos de 25 anos de idade”.

Ainda de acordo com a pesquisa do CFM, desastres automotivos deixaram mais de1,6 milhão de pessoas feridas nos últimos 10 anos e geraram profundo impacto financeiro – em torno de R$ 3 bilhões – ao SUS, o Sistema Único de Saúde.

Grande parte desse valor foi investido no tratamento de motociclistas, as principais vítimas do trânsito, como explica Flávio Adura.

“Diferente do número de óbitos, o número de internações se mantém crescente a cada ano. Só na rede do SUS, em 2019 foram mais de 215 mil internações hospitalares. E, mais uma vez, os motociclistas são os que apresentam maiores taxas de internações”.

José Barbosa, de 64 anos, já esteve dos dois lados dessa realidade. Em 2014, uma fechada enquanto conduzia uma moto lhe rendeu sequelas, como a perda de parte dos movimentos de um braço. Mas um outro acidente, em 2018, custou a vida de seu filho.

 “O meu filho Marcelo, de 28 anos, Engenheiro em Computação, sofreu um acidente também por uma fechada de carro, onde chegou a falecer. Isso foi um dos grandes baques da nossa vida”.

A letalidade de acidentes com motocicleta chega a ser 17 vezes maior que a de ocupantes de carro de passeio, por exemplo. Uma estimativa do Ministério da Saúde revelou que, no ano passado, oito em cada 10 atendimentos por acidente de transporte no SUS foram de motociclistas.

Para este ano, além de trabalhar na redução dos índices de acidentes e mortes, a Semana Nacional do Trânsito quer promover ações que despertem a consciência sobre a importância de cuidar de si e do outro no trânsito. Ainda mais porque, mesmo que as medidas de isolamento social tenham reduzido a movimentação em todo o país, os acidentes de trânsito continuaram acontecendo em grande número em todo o Brasil, de acordo com a seguradora líder, que administra o seguro DPVAT.

Geral “Perceba o risco, proteja a vida” é o tema escolhido para 2020 Brasília 18/09/2020 – 07:45 Sumaia Villela Anna Luisa Praser Semana Nacional do Trânsito trânsito tráfego Acidente acidente de trânsito Motociclista Moto Direção defensiva Bem estar coletivo SUS Notícias Anna Luisa Praser quinta-feira, 17 Setembro, 2020 – 16:49 3:20

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: