Conectado por



Geral

Saiba as diferenças entre os votos válidos, brancos e nulos


Compartilhe:

Publicado por

em

No dia 2 de outubro, os brasileiros vão às urnas para escolher quais os candidatos que serão os novos representantes políticos. Nesse ano, o eleitor deve votar em cinco cargos: deputado federal, deputado estadual ou distrital, governador, senador e presidente.

Na hora de finalizar o voto, as opções são confirmar, anular ou votar em branco.

Mas as dúvidas sobre a diferença de votos em branco e a alternativa de anular o voto continua confundindo muita gente. Em uma rápida conversa feita nas ruas de Brasília, já deu para perceber.

Apesar de ser um direito previsto na legislação eleitoral, o voto em branco e o voto nulo, que é aquele quando o eleitor digita uma numeração sem candidato correspondente, não são utilizados para a contagem final da eleição.

O presidente da comissão eleitoral da OAB, Sidney Neves, explica melhor como funciona este tipo de voto, que não são contabilizados como votos válidos.

Outro ponto importante é a opção que o eleitor tem de escolher para qual cargo eleitoral deseja anular seu voto ou digitar branco.

Ou seja, o eleitor pode votar apenas em uma das cinco opções de gestores nesse ano e anular os outros. Mesmo assim, esse voto vai ser contabilizado. Por exemplo, a pessoa pode escolher apenas o deputado estadual e votar em branco ou nulo nos outros, que mesmo assim, a opção será validada como voto.

Lembrando que a sequência para os eleitores votarem nas urnas será: deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente.

*Com supervisão de Raquel Mariano

Política Brasília 14/07/2022 – 19:51 Raquel Mariano / GT Passos Igor Cardim* – Estagiário da Rádio Nacional votos válidos voto branco nulo Eleições 2022 quinta-feira, 14 Julho, 2022 – 19:51 153:00

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: