Conectado por



Geral

Rio: SuperVia amplia número trens expressos e busca acordo de repasse


Compartilhe:

Publicado por

em

Mais cinco trens expressos serão incluídos na grade operacional da SuperVia a partir da próxima segunda-feira no ramal Santa Cruz. No total, vão ser oito viagens entre as 4h10 e 6h25 da manhã com destino à Central. Também devem sair oito trens expressos da estação Central com direção à Santa Cruz entre as 18h37 da tarde e as 20h57 da noite. As viagens expressas do ramal foram suspensas durante a pandemia de covid-19.

A última etapa de retomada das viagens expressas está prevista para o dia 1º de agosto. Segundo a SuperVia, a expectativa é colocar mais de 50 trens expressos durante toda a grade operacional do ramal Santa Cruz, mas a medida está condicionada às questões de segurança pública.

A promessa da concessionária também se estende para o Ramal Deodoro que passa a ter mais uma viagem do tipo parador com destino à Central entre 5h29 e 7h18 da manhã e mais cinco da Central do Brasil à Deodoro entre 17h14 e 18h34 da tarde, já na próxima segunda-feira.

A Supervia ainda vai decidir com a Agetransp a retomada da operação pré-pandemia na extensão Vila Inhomirim que atualmente possui apenas sete viagens nos dois sentidos entre Saracuruna e a Vila Inhomirim. Antes da pandemia, o número variava entre 16 e 17 trens nos dois sentidos ao longo do dia.

Em meio às mudanças nas grades operacionais da concessionária, a última semana de julho promete ser decisiva no funcionamento do sistema de transporte nos próximos meses. Isso porque a SuperVia anunciou que não tem estrutura financeira para o mês de agosto e que depende de novos repasses do Governo do Estado por meio de um aditivo no contrato de concessão. O termo ainda está sendo discutido para verificar se há disponibilidade orçamentária para ressarcir emergencialmente a SuperVia após perda de receita nos anos de 2020 e 2021, em virtude da pandemia de covid-19. Mais de R$ 250 milhões devem ser pagos pelo Governo à concessionária.

*Com supervisão de Tâmara Freire

Geral Rio de Janeiro 22/07/2022 – 23:07 Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde Lucas Coelho* – estagiário da Rádio Nacional SuperVia sexta-feira, 22 Julho, 2022 – 23:07 2:04

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: