Conectado por



Geral

Professores relatam desafios para o ensino à distância imposto pela pandemia de coronavírus


Compartilhe:

Publicado por

em

Dificuldade de acesso à Internet, falta de treinamento para usar as plataformas de educação e até mesmo ausência de equipamentos como celular ou computador. Esses são alguns dos obstáculos encontrados por professores nesse novo momento da educação no país em tempos de pandemia: o chamado EAD – ensino à distância.

 

Com a disseminação do novo coronavírus, a maioria dos estados brasileiros suspendeu as aulas presenciais e milhares de alunos estão aprendendo em casa. Tanto os estudantes quanto os professores tiveram que se adaptar a essa nova realidade, mas para muitos educadores essa não tem sido uma tarefa fácil.

 

É o caso da Leila Araújo, que leciona numa escola pública no entorno de Brasília. Ela contou um pouco do que vem passando desde a implementação das aulas on-line.

 

Saímos do centro-oeste para o extremo norte no país. As dificuldades são as mesmas.

 

Dilson Teixeira é professor em Boa Vista e conta que gastou R$3 mil  na compra de materiais didáticos e equipamentos para melhorar a qualidade das aulas que ministra para seus alunos. Mas, ele sabe que muitos colegas não têm condições de investir o que acaba prejudicando o trabalho.

 

O problema da adaptação dos professores ao ensino à distância vai bem além das dificuldades enfrentadas pelos nossos entrevistados.

 

Cláudio Antunes, diretor do Sindicato dos Professores do DF, explica que as universidades não oferecem, em seus currículos, a formação para educação à distância, o que acaba comprometendo o processo educacional em situações como a que estamos vivendo hoje.

 

 

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: