Conectado por



Geral

Prazo para escolha de candidatos nos municípios termina hoje (16)


Compartilhe:

Publicado por

em

Termina nesta quarta-feira (16) o prazo para a realização das convenções partidárias que vão definir os candidatos às eleições municipais deste ano.
As indicações dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores, além das coligações eleitorais, devem ser definidas pelos partidos políticos.
Pela primeira vez, os candidatos ao cargo de vereador não poderão concorrer por meio de coligações partidárias, devido à reforma eleitoral realizada pelo Congresso em 2017. As coligações, que são uniões entre partidos, continuam sendo válidas para as chapas de prefeito e vice.
Todas as atas das convenções partidárias serão publicadas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Este ano foi permitido que as convenções fossem realizadas de forma virtual, atendendo as recomendações médicas e sanitárias impostas pela pandemia do novo coronavírus.
Esta quarta-feira também é o último dia para nomeação, pela Justiça Eleitoral, dos mesários e apoio logístico para as eleições – exceto para os mesários que vão atuar nas sessões em estabelecimentos penais e unidades de internação de adolescentes, que devem ser nomeados até o dia 9 de outubro.
A expectativa da Justiça Eleitoral é que mais de 700 mil pessoas se candidatem para algum cargo eletivo este ano. Cerca de 148 milhões de eleitores estão aptos a votar para prefeito e vereador nos 5.568 municípios brasileiros.
Este ano, o Congresso aprovou a mudança nas datas das eleições municipais devido à pandemia. O primeiro turno vai ocorrer no dia 15 de novembro, e o segundo turno em 29 de novembro. Um plano de segurança sanitária foi formatado para garantir a proteção da população contra o coronavírus nos dias de votação.

Política Partidos vão definir candidatos a prefeito, vice e vereadores Brasília 16/09/2020 – 07:30 Ana Pimenta Gésio Passos convenções partidárias Partidos eleições 2020 municípios Candidatos terça-feira, 15 Setembro, 2020 – 20:55 2:14

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: