Conectado por



Geral

Pesquisa mede poluição provocada por frota de ônibus urbanos


Compartilhe:

Publicado por

em

O Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Cefet, está avançando em um sistema para monitorar a quantidade de gases emitidos pelos ônibus urbanos, com base na idade da frota e no número de viagens realizadas.

Os estudos começaram em 2014 e, além do Rio de Janeiro, também abrangem cidades como São Paulo e Quebec, no Canadá, como contou o professor do departamento de Engenharia de Produção do Cefet e membro do Instituto de Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas, Diego Carvalho.

Segundo o professor, com os resultados já compilados pela pesquisa, é possível avaliar e prever os efeitos de congestionamentos nas cidades, além do impacto de mudanças do sistema de transporte público e a redução da emissão de gases poluentes.

Diego Carvalho explicou ainda que, para medir os níveis de poluição provocada pelos ônibus, o estudo usa sistema de navegação por satélite, GPS, e modelos matemáticos.

A pesquisa também é capaz de avaliar os impactos de transportes alternativos em grandes cidades.

O professor do Departamento de Engenharia de Produção do Cefet disse que ainda não previsão para que o sistema esteja disponível e entre em operação. Mas a fase final de testes já está sendo realizada.

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: