Conectado por



Geral

OMS aponta que 5% da população é superdotada e a maioria é invisível


Compartilhe:

Publicado por

em

Eric Schimid é um jovem de poucas palavras e aficcionado por jogos. Mas por traz de tanta timidez, o adolescente de 15 anos esconde muitas habilidades: ágil nas ciências exatas, facilidade de concentração, exímio jogador de xadrez e imbatível nos games eletrônicos. Eric é um menino com QI acima da média e também trata isso como um jogo.

Segundo a OMS, a Organização Mundial de Saúde, cerca de 5% da população mundial tem altas habilidades ou, no popular, são superdotadas. 

No Brasil, a proporção corresponde a cerca de 2,3 milhões crianças.  Mas a maior parte dessas pessoas são invisíveis. 

Segundo o Censo Escolar de 2020, pouco mais de 24 mil estudantes, cerca de 1% do total, são identificados como pessoas com altas habilidades ou com superdotação. O número leva em consideração apenas as pessoas com altas habilidades acadêmicas, não inclui outras habilidades como a artística, esportiva ou de liderança. 

A psicóloga e presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação, Denise Arantes Brero  explica que a falta de políticas públicas para identificar essas pessoas gera problemas para quem é do grupo.

Muitas vezes, crianças superdotadas acabam sendo diagnosticas erroneamente com transtornos como autismo ou TDAH, o transtorno do déficit de atenção. Os prejuízos são individuais, mas também coletivos. 

E para tornar esses talentos visíveis, a psicóloga lembra de algumas características que podem indicar que a criança pode estar no grupo dos superdotados, como crianças que ficam entediadas e aprendem rápido.

A recomendação nesses casos é procurar profissionais especializados que possam fazer o diagnóstico. No Brasil, além do Conselho Brasileiro de Superdotação, também é possível entrar em contato com a Associação Mensa Brasil, a mais antiga sociedade de alto Q.I. do mundo, podem indicar profissionais habilitados a fazer os testes que podem identificar se o que parece desajuste é na verdade superdotação. O site do Conselho é www.conbrasd.org, CONBRASD se escreve com N e D de dado no final. O site do Mensa Brasil é www.mensa.org.br

* Com colaboração de Priscilla Kerche, da TV Brasil

Educação São Paulo 25/06/2022 – 10:04 Roberto Piza / Beatriz Arcoverde Eliane Gonçalves* – Repórter da Rádio Nacional superdotados sábado, 25 Junho, 2022 – 10:04 4:06

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: