Conectado por

Geral

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio MEC

No ano de 1936, pelas mãos de Edgar Roquette-Pinto e de sua filha Beatriz, e com a atuação dos poetas Abgar Renault e Carlos Drummond de Andrade, a frequência, equipamentos e equipe da pioneira Rádio Sociedade do Rio de Janeiro passaram a pertencer ao Ministério da Educação e da Saúde Pública. 

Para abraçar o projeto da emissora educativa que recebe, o Ministério criou o serviço de Radiodifusão Educativa.

Nesse período, a rádio abre concursos para novos profissionais, entre eles estava Fernanda Montenegro.

Fernando Tude de Souza assumiu a rádio ainda durante a Segunda Guerra Mundial, assunto que foi tema de diversos programas em seus primeiros anos como diretor. Com o fim da guerra, a programação educativa e cultural se amplia. A partir dos anos 1950, a Rádio MEC assume para si o importante trabalho de registro e difusão da música de concerto brasileira, uma de suas bandeiras até hoje.

A música de concerto tem um lugar privilegiado na história e na programação da Rádio MEC, mas cursos, programas literários, divulgação científica e programas para crianças também fizeram história na emissora. 

Nos anos 1960, é criada a Orquestra Sinfônica Nacional, que por duas décadas atuou na Rádio MEC.

Entre os anos 1960 e 1970, diversos nomes das artes brasileiras escreveram, produziram e apresentaram programas na Rádio MEC. Nomes como o ator Paulo Autran.

Os escritores e cronistas que atuaram no emblemático programa de crônicas quadrante: Carlos Drummond de Andrade; Cecília Meireles; Dinah Silveira de Queiróz, Fernando Sabino, Manuel Bandeira, Paulo Mendes Campos e Rubem Braga

Nos anos 1970, a emissora sediou um dos mais ousados programas de educação a distância via rádio do Brasil – o Projeto Minerva.

Na década de 1980, a Rádio MEC ganha uma emissora em FM e migra parte de sua programação musical para a nova frequência.

Ainda hoje, a quase centenária Rádio MEC atua em duas frequências, AM e FM, além de transmitir via internet e disponibilizar muitos de seus programas para escuta on-line. Sua programação privilegia a música clássica, a música brasileira de concerto, jazz, choro e mpb, além de programas para crianças e da sempre presente divulgação cultural e científica.

Cem anos em 100 programas

100 anos rádio no Brasil

100 anos rádio no Brasil – Arte EBC

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.

Cultura Rio de Janeiro 25/06/2022 – 11:01 Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves Rádio MEC 100 anos rádio no Brasil Rádio MEC sábado, 25 Junho, 2022 – 11:01 430:00

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias