Conectado por

Geral

Nasa lança, com sucesso, telescópio James Webb

A Nasa lançou com sucesso, neste sábado, o telescópio espacial James Webb. Ele foi alçado aos céus a partir de uma base da Agência Espacial Europeia na Guiana Francesa, na costa nordeste da América do Sul e foi transmitido pela web.

De acordo com informações da Nasa, o lançamento próximo à linha do equador é facilitado, pois gera um “empurrão” adicional do foguete ao espaço.

O nome do equipamento James Webb presta homenagem ao homem que supervisionou a Nasa nos anos 60.

O poderoso telescópio custou US$ 9 bilhões e pesa quase 6,5 toneladas. É quase do tamanho de uma quadra de tênis quando fica com os painéis solares completamente abertos e 100 vezes mais preciso e sensível que o Hubble, que está em funcionamento há três décadas.

O James Webb é considerado pela agencia espacial norte americana como o principal observatório científico espacial dos próximos 10 anos.

O telescópio detecta o espectro infravermelho da luz e é capaz de ver através de nuvens de gás e poeira, onde geralmente nascem as estrelas. O principal objetivo do equipamento é revelar pistas sobre as origens do Universo.

Pesquisa e Inovação São Paulo 25/12/2021 – 15:52 Nadia Faggiani/Edgard Matsuki Nelson Lin – Repórter da Rádio Nacional Nasa James Webb sábado, 25 Dezembro, 2021 – 15:52 1:14

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias