Conectado por

Geral

Maricá (RJ) começa vacinação contra covid em crianças nesta sexta (14)

Maricá será a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro e uma das pioneiras do país a começar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade contra a Covid-19. A Prefeitura do município, na Região Metropolitana, anunciou que a imunização desse público terá início já nesta sexta-feira (14), cumprindo etapas por prioridades.

Inicialmente, serão vacinadas crianças indígenas em suas aldeias. No sábado (15), o cronograma segue com aquelas que têm comorbidades ou deficiência permanente.

O calendário tem como base as recomendações do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde.

No caso dos pequenos com dificuldades de locomoção severa, equipes farão visitas residenciais, com agendamento prévio na Unidade de Saúde Familiar de referência, mais próxima ao local.

O responsável legal precisará apresentar o laudo médico que comprove a comorbidade ou a deficiência permanente, além de certidão de nascimento ou documento de identidade da criança, para que ela seja incluída nos grupos prioritários. 

A secretária municipal de Saúde, Solange Oliveira, destacou que a imunização será iniciada pelas crianças com mais vulnerabilidade.

Já a vacinação de crianças sem comorbidades está prevista para começar no dia 24, desde que o cronograma de chegada de mais doses contra a Covid seja cumprido pelo Ministério da Saúde.

A repórter fotográfica Evelen Gouvea mora em Maricá há 7 anos e é mãe do Rodrigo, de seis anos. Ela fala da expectativa de volta à normalidade depois que o filho for imunizado.

Nesta primeira fase, as vacinas serão aplicadas na sede do Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá, no Centro da cidade.

Saúde Rio de Janeiro 12/01/2022 – 18:23 Raquel Mariano / Guilherme Strozi Tatiana Alves – Repórter da Rádio Nacional Maricá vacinação infantil covid quarta-feira, 12 Janeiro, 2022 – 18:23 3:17

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias