Conectado por



Geral

Maranhão: Festival de Bumba-meu-boi de Zabumba começa neste sábado


Compartilhe:

Publicado por

em

A edição de número 27 do Festival de Bumba-meu-boi de Zabumba acontece neste sábado em São Luís, no Maranhão. Um dos mais tradicionais eventos da cultura maranhense, o festival celebra o trabalho de zabumbeiros, cantadores, pandeireiros, tapuias e das comunidades e grupos que mantém vivos o ritmo do sotaque de zabumba e os bordados herdados da ancestralidade negra que povoa as regiões da Baixada e Litoral Ocidental do Maranhão.

A homenageada do festival este ano é a historiadora e presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico de São Luís, Kátia Bogéa. Kátia foi superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão durante 12 anos e depois presidiu o órgão nacionalmente entre 2016 e 2019.

Foi durante a passagem dela pelo instituto que o Complexo do Bumba Meu Boi do Maranhão recebeu, em 2011, o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro e em 2019, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

A festa começa às 20h e toda a programação é de graça. Serão pelo menos 12 grupos de Bumba Boi de Zabumba se apresentando até o amanhecer de domingo. A festa acontece na Avenida Newton Belo, no bairro Monte Castelo, na capital maranhense.

Cultura São Luís (MA) 29/07/2022 – 17:19 Nádia Faggiani / GT Passos Madson Euler – Repórter da Rádio Nacional Festival boi zabumba Maranhão sexta-feira, 29 Julho, 2022 – 17:19 96:00

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: