Conectado por



Geral

José Paulo Cavalcanti Filho é o mais novo imortal da ABL


Compartilhe:

Publicado por

em

O jurista e escritor pernambucano José Paulo Cavalcanti Filho, de 73 anos,  tomou posse nesta sexta-feira, na Academia Brasileira de Letras. A cerimônia aconteceu no Petit Trianon, o palacete no Centro do Rio, sede da ABL desde 1923.

Cavalcanti assume a Cadeira 39 da ABL, sucedendo ao ex-vice-presidente da República, o advogado e professor, também pernambucano, Marco Maciel, que morreu em junho do ano passado.

Eleito para integrar o seleto grupo de imortais, em novembro do ano passado, José Paulo Cavalcanti é advogado, romancista e pesquisador. Atualmente também ocupa a cadeira 27 da Academia Pernambucana de Letras.

Possui mais de 18 títulos publicados, tem livros publicados em 12 países, alguns deles premiados no Brasil e no exterior. É considerado um profundo conhecedor da obra do escritor português Fernando Pessoa, a quem dedicou uma de suas principais obras, chamada “Uma quase autobiografia”, que lhe rendeu diversos prêmios, entre eles, o Jabuti e o da Bienal do Livro.

Chegando para a posse, José Paulo Cavalcanti Filho lembrou dos fundamentos da ABL.

Cavalcanti se formou pela Faculdade de Direito do Recife, em 1971. Foi secretário-geral do Ministério da Justiça e ministro interino da pasta no governo do ex-presidente José Sarney.  Também teve passagens como presidente do Cade, Conselho Administrativo de Defesa Econômica; da EBN, atualmente EBC, Empresa Brasil de Comunicação, e do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional.

Hoje, José Paulo Cavalcanti Filho é consultor do Banco Mundial e da Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Cultura Rio de Janeiro 10/06/2022 – 22:06 Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional Academia Brasileira de Letras ABl José Paulo Cavalcanti Filho sexta-feira, 10 Junho, 2022 – 22:06 2:17

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: