Conectado por



Geral

Ipea revisa para baixo a previsão de crescimento do PIB deste ano


Compartilhe:

Publicado por

em

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, revisou para baixo a previsão de crescimento este ano da economia brasileira. A projeção atualizada do PIB, Produto Interno Bruto, soma de todas as riquezas produzidas no pais, é de crescimento de 4,5%, 0,3% menor do que a anterior, divulgada em setembro.

O Ipea também reavaliou a previsão do PIB 2022, reduzindo o índice de 1,8 para 1,1%.

De acordo com o Instituto, em relação a este ano, o novo cálculo levou em conta os indicadores de atividade econômica do IBGE, do terceiro trimestre e de outubro, que vieram abaixo do esperado. No entanto, o Ipea avalia que as  estimativas de crescimento para novembro devem atenuar o impacto dos indicadores negativos do mês anterior.

Já a revisão também para baixo do PIB do próximo ano sofreu o impacto da elevação da inflação sobre o poder de compra das famílias  e o aumento da taxa de juros, como explicou o diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, José Ronaldo de Castro Souza Júnior.

Por outro lado, o Instituto avalia que o Auxílio Brasil e o aumento na parcela da população ocupada podem influenciar positivamente a demanda, que também deverá ser estimulada pelo esperado aumento dos investimentos em infraestrutura.

Economia Brasília 22/12/2021 – 21:52 Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional previsão do PIB quarta-feira, 22 Dezembro, 2021 – 21:52 1:54

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: