Conectado por



Geral

Inpe alerta que radiação ultravioleta no país fica acima de 11


Compartilhe:

Publicado por

em

Até o próximo sábado, a radiação ultravioleta em todo o país fica acima de 11, em uma escala que vai de 1 até 16. Esta é a previsão do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

O índice de radiação ultravioleta é uma estimativa que o instituto faz por meio de dados de satélite, que indicam a quantidade de radiação solar que atinge a superfície e qual impacto na saúde humana.

Até o fim de semana, algumas regiões podem registrar índices extremos de 12 a 14. Esses dados dão um parâmetro sobre os cuidados que precisam ser tomados durante exposição ao sol, como afirma a pesquisadora do Inpe, Simone Sivert que explica que quanto maior o índice maior deve ser o cuidado com nossa saúde.

A pesquisadora diz ainda que o índice varia de acordo com as estações do ano, e que é comum esse número chegar a 14 ou 15 no Brasil, nesta época. Em locais como a região dos Andes no Chile, pode chegar  a 20.

Simone Sivert explica que o índice acima de 8 já é um alerta, principalmente nos horários em que o sol está mais forte e não há nuvens. Ela defende que é preciso redobrar os cuidados com as crianças e os idosos, e destaca que é perigoso uma longa exposição ao sol.

O horário que se deve evitar o sol é das 10h até às 16h da tarde. No entanto, é preciso lembrar que no início da manhã e no fim da tarde, os raios solares são bem-vindos. Eles são essenciais para aumentar a vitamina D e trazem inúmeros benefícios ao nosso organismo.

*Com produção de Dayana Vitor

Meio Ambiente Brasília 24/11/2021 – 20:47 Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde Kariane Costa – Repórter da Rádio Nacional radiação ultravioleta quarta-feira, 24 Novembro, 2021 – 20:47 2:51

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: