Conectado por



Geral

Indicador que mede incerteza da economia apresenta queda em novembro


Compartilhe:

Publicado por

em

O Indicador de Incerteza da Economia, medido pela Fundação Getúlio Vargas, recuou 2 pontos na passagem de outubro para novembro deste ano. Essa foi a segunda queda consecutiva do indicador que, segundo os dados divulgados nesta terça-feira pela Fundação, segue se ajustando após a forte alta de setembro. Apesar da queda, o indicador que chegou a 129,3 pontos, está 14,2 pontos acima do nível de fevereiro de 2020, de 115,1 pontos, período pré-pandemia de Covid-19 no país.

Para a economista da FGV, Anna Carolina Gouveia, apesar de ser a segunda queda consecutiva, o resultado do indicador em novembro é reflexo da continuidade da melhora dos indicadores da Covid-19 no Brasil, associada a fatores negativos no campo econômico, como a inflação e juros elevados e a desaceleração do crescimento doméstico e internacional.

Ela salienta que o resultado do mês não inclui os efeitos da possível propagação da variante Ômicron no país, algo que pode ameaçar a atual tendência de queda da incerteza nos próximos meses.

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, a queda da incerteza foi provocada pelo recuo de 5,8 pontos do componente de mídia, baseado na frequência de notícias com menção à incerteza nas mídias impressa e online.

O componente de expectativas, construído a partir das previsões dos analistas econômicos, por outro lado, cresceu 14,2 pontos, a quarta alta consecutiva.

 

 

Economia Rio de Janeiro 30/11/2021 – 15:23 Leila dos Santos / Alessandra Esteves Cristiane Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional economia FGV terça-feira, 30 Novembro, 2021 – 15:23 1:44

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: