Conectado por

DJ90

Geral

Governo federal divulga regras para construção de hospitais de campanha nos estados

Publicado por

em

O número de contaminados pelo coronavírus no Brasil chegou a 374 mil, um aumento de mais de 11 mil casos nas últimas 24 horas. O número de mortos chegou a 23.473 no país, um aumento de 807 pessoas no último dia.

 

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (25) as regras para construção e financiamento dos hospitais de campanha nos estados e municípios.

 

Para a pasta, os hospitais de campanha devem ser usadas como última opção. A prioridade é a estruturação e a ampliação de leitos em hospitais já existentes na rede pública, ou contratar leitos na rede privada.

 

Pelas orientações, esses hospitais devem ser unidades temporárias, que podem ser implantadas em anexo a unidades de saúde já existentes, ou utilizar outros equipamentos públicos, como estádios e centros de convenções.

 

O Secretário-Executivo Substituto do Ministério da Saúde, Élcio Franco, afirma que a proposta é montar os hospitais de campanha próximo a hospitais já instalados.

 

O Ministério orienta que os hospitais de campanha devem ser usados para a internação de pacientes com a Covid-19 e sintomas respiratórios de baixa e média complexidade, podendo apenas realizar suporte ventilatório não invasivo, sem estrutura de UTI.

 

O Ministério da Saúde também informou que nesta segunda-feira foi repassado oficialmente ao governo do estado o hospital de campanha de Águas Lindas, em Goiás.  Segundo a Secretaria de Saúde do estado, o hospital começará a funcionar no dia 1º de junho.

 

Segundo a pasta, não haverá mais construção de hospitais diretamente pelo governo federal. Os  recursos serão repassados aos estados e municípios para manutenção das instalações já existentes.

 

O Ministério da Saúde ainda afirmou que enfrenta dificuldades no recebimento de informações sobre a ocupação de leitos pelos municípios e estados. Até o momento, apenas 611 unidades de saúde enviaram dados para o governo federal.

Fonte: Ag. Brasil