Conectado por

DJ90

Geral

Governo de São Paulo muda comando do centro que coordena resposta à Covid-19 no estado

Publicado por

em

Governo de São Paulo muda o comando do centro que coordena a resposta ao coronavírus no estado.

Pela segunda vez em menos de um mês, o Centro de Contingência para o Coronavírus muda de coordenação. O pneumologista do Incor, Carlos Carvalho, passa a responder pelo programa. Ele foi apresentado nessa segunda-feira, durante a tradicional coletiva feita pelo governo do estado.

Ele entra no lugar de Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, que desde o dia 8 de maio já vinha substituindo o infectologista David Uip. Segundo o governador João Dória, a coordenação do centro é rotativa.

Essa foi a primeira vez, desde que o Centro de Contingência foi criado, que Dória falou sobre a rotatividade da coordenação.

A mudança acontece menos de uma semana depois de anunciado plano de flexibilização da quarentena no estado, que vem sendo criticado por autoridades de saúde que defendem que ainda não está na hora de diminuir o isolamento social.

O plano também marcou uma guinada no discurso do governo do estado. Dias antes do lançamento, o então coordenador Dimas Covas chegou a dizer que a guerra contra o coronavírus estava sendo perdida.

O novo coordenador, Carlos Carvalho, disse que as previsões do centro falharam porque foram mais pessimistas do que a realidade.

Os estudos apresentados por Dimas Covas falavam que até o dia 31 de maio haveria de 9 mil a 11 mil mortes em São Paulo. Nessa segunda-feira foram registrados quase 7,8 mil óbitos no estado, e mais de 111 mil casos confirmados de coronavírus.

Nós estamos tentando contato com o ex-coordenador Dimas Covas, mas ainda não tivemos retorno.

Nessa quarta-feira o governo prometeu apresentar a primeira avaliação do plano de flexibilização, com a possibilidade de incluir novos municípios na fase de retomada gradual das atividades econômicas.

Fonte: Ag. Brasil