Geral
Golpistas aproveitam isolamento para cometer crimes virtuais
É preciso ficar atento com as mensagens recebidas nas redes sociais e no Whatsapp. O Ministério Público do Distrito Federal alerta que golpistas têm se aproveitado do isolamento social para atrair e enganar a população.
A estratégia é sempre a mesma: oferta de produtos com preço mais baixo de mercado, compartilhamento de links suspeitos ou pedidos de doações falsas.
O promotor de Justiça Leonardo Otreira, que integra o Núcleo de Combate a Crimes Cibernéticos, aconselha a sempre desconfiar de produtos e serviços muito mais baratos que o normal, evitar abrir links compartilhados por terceiros nas redes sociais e Whatsapp e tomar muito cuidado na hora de preencher boletos em sites ou transferir dinheiro para doações.
Outra dica importante é ativar as configurações que aumentam a segurança dos aplicativos, como a confirmação em dois fatores.
O promotor pede também que as pessoas não compartilhem fakenews e sempre chequem se aquela informação é verdadeira antes de passar adiante para sua lista de contatos.
No site do Ministério da Saúde existe um link especialmente para confirmar informações em relação à pandemia. É o saude.gov.br/fakenews
Fonte: Ag. Brasil