Conectado por



Geral

Global Big Day: o convite deste sábado é para observar os pássaros pela janela de casa


Compartilhe:

Publicado por

em

Neste sábado (9), acontece o maior evento voltado à observação de aves no mundo: é o Global Big Day.

 

Criado pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade Cornell, na América do Norte, o evento ocorre anualmente e tem o objetivo de reunir listas de espécies de pássaros observadas em um único dia em todo o planeta.

 

Este ano, em função da pandemia do novo coronavírus, a atividade vai ser um pouco diferente. A ideia é fazer parte do Big Day observando pássaros sem sair de casa. Os registros podem ser feitos da janela do apartamento ou do próprio quintal.

 

Aqui no Brasil, a ação ganhou apoio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres, gerido pelo ICMBio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

 

Para participar, não é preciso ser um especialista. É necessário apenas baixar o aplicativo eBird no celular, observar e contar as aves, inserindo as informações encontradas.

 

Segundo o ICMBio, o fruto desse trabalho de ciência-cidadã ajuda pesquisadores a entenderem as espécies de aves espalhadas pelo mundo. Os resultados podem auxiliar e orientar políticas e medidas de conservação e proteção da natureza.

 

O Brasil é o segundo país com maior diversidade e riqueza de aves. Atualmente, são 1.919 espécies registradas. No mundo todo existem cerca de 10 mil espécies.

 

No Instagram, também é possível participar com a hashtag #eutonobigday , marcando o perfil @icmbio.cemave. O Instituto vai selecionar algumas fotos que identifiquem o alcance da iniciativa no país.

 

Em 2019, o Global Big Day contou com a participação de mais e 35 mil pessoas, em 174 países. Isso gerou 92 mil listas de verificação.

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: