Geral
Fundação Nacional do Câncer alerta homens sobre a prevenção do HPV
A Fundação Nacional do Câncer faz um alerta para o HPV, sigla em inglês para papiloma vírus humano. O objetivo da iniciativa é estimular que os homens conheçam as principais formas de prevenção e sintomas dessa doença, que pode evoluir para diversos tipos de câncer em mulheres e também nos homens. A vacinação contra o HPV é gratuita nos postos de saúde.
A consultora médica da Fundação do Câncer, Flávia Corrêa, fala sobre os motivos do menor engajamento masculino na prevenção do HPV e esclarece quais ações podem ser implementadas para estimular a vacinação deste público, como a disseminação de informações sobre a doença.
Nos homens, 50% dos cânceres de pênis, 88% dos cânceres de ânus e 31% dos localizados na região da cabeça e pescoço estão associados ao HPV.
A vacina contra o HPV deve ser aplicada em meninos de 11 a 14 anos. O imunizante está disponível no Sistema Único de Saúde. O uso de preservativos durante a relação sexual e a posterior higienização da região genital após o sexo são maneiras de potencializar a prevenção do HPV.
A vacina contra papiloma vírus humano previne doenças como verrugas genitais, câncer do colo do útero e de genitais.
Saúde Rio de Janeiro 31/07/2022 – 12:13 Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde Tatiana Alves – Repórter da Rádio Nacional HPV domingo, 31 Julho, 2022 – 12:13 1:59
Fonte: Ag. Brasil