Conectado por



Geral

Fiocruz alerta para riscos de aumento de casos de covid no fim de ano


Compartilhe:

Publicado por

em

O novo Boletim Observatório Covid-19 da Fiocruz, divulgado nesta sexta-feira (12), alerta para os riscos de aumento de casos com a proximidade da temporada de festas e de férias, com maior circulação e concentração de pessoas. 

O boletim chama a atenção para o exemplo do quadro recente da pandemia na Europa e na Ásia Central, que vem registrando crescimento de diagnósticos e óbitos mesmo em locais em que a cobertura vacinal já se encontra em patamares elevados.

O pesquisador da Fiocruz Raphael Guimarães, um dos autores do Boletim, afirma que embora os dados recentes no Brasil indiquem a manutenção da tendência geral de queda dos indicadores, a pandemia não acabou, e medidas de proteção devem ser mantidas.

A análise afirma que o percentual da população adulta vacinada não é o indicador mais adequado para avaliações já que a população de adolescentes é um dos grupos com maior intensidade de circulação nas ruas. De acordo com o Boletim, é fundamental alcançar o patamar de 80% de cobertura vacinal completa da população total, que atualmente está em 55%.

O estudo alerta ainda para a desaceleração da aplicação da primeira dose no país, como explica o pesquisador do Observatório Covid-19 Fiocruz, Raphael Guimarães.

O boletim aponta também a manutenção dos casos graves e óbitos pela doença em idosos, o que, segundo os pesquisadores, desperta para a necessidade de protocolos específicos da clínica e da vigilância para essa população.

Saúde Para entidade, é crucial ter 80% da população totalmente imunizada Rio de Janeiro Fiocruz: passaporte de vacina é indicado para ambiente de trabalho STF suspende portaria que proíbe demissão por falta de vacina 12/11/2021 – 21:35 Jacson Segundo / Guilherme Strozi Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional Fiocruz covid sexta-feira, 12 Novembro, 2021 – 21:35 2:39

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: