Conectado por



Geral

FGV lança índice substituto para medir variação de aluguel residencial


Compartilhe:

Publicado por

em

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas lançou um novo indicador para medir a variação de preço dos aluguéis residenciais. O IVAR,  Índice de Variação de Aluguéis Residenciais, será divulgado mensalmente, utilizando informações dos contratos assinados entre locadores e locatários, intermediados por empresas administradoras de imóveis em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

O objetivo é medir a evolução dos preços e preencher uma lacuna nas estatísticas nacionais do setor.

Pelo cálculos anunciados nesta terça-feira pela FGV, em dezembro, o Ivar subiu 0,66%, uma desaceleração com relação ao 0,79% registrado em novembro. O acumulado de 12 meses ficou em -0,61% em dezembro.

De acordo com a FGV, a diferença na metodologia gera variação entre o IVAR e a evolução dos aluguéis medida pelos índices tradicionais. O  Aluguel Residencial medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística subiu 6,98% no acumulado de 12 meses em dezembro, enquanto no Índice de Preços ao Consumidor Semanal, da FGV,  o aumento ficou em 4,45%.

As quatro cidades componentes do IVAR apresentaram desaceleração no acumulado de 12 meses, com São Paulo caindo mais do que a média nacional, com -1,83%. A queda em Porto Alegre foi  -0,35% e Belo Horizonte e Rio de Janeiro tiveram alta de 1,46% e 0,46%, respectivamente.

Para a FGV,  as negociações entre inquilinos e proprietários refletem a queda na renda familiar, afetada pela alta da inflação e outros fatores econômicos, inclusive a crise econômica gerada pela pandemia de Covid.

Economia Rio de Janeiro 11/01/2022 – 19:05 Raquel Mariano / Guilherme Strozi Tatiana Alves – Repórter da Rádio Nacional IVAR IGPM Aluguel Índice de Aluguel FGV terça-feira, 11 Janeiro, 2022 – 19:05 2:16

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: