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Famílias de pacientes internados com Covid-19 reclamam de acesso a boletins médicos no RJ

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A Defensoria Pública do Rio de Janeiro está elaborando um documento para cobrar um canal de comunicação mais eficiente entre hospitais e familiares de pacientes internados. A recomendação será encaminhada nos próximos dias para as secretarias municipais e estadual de saúde.

Desde a semana passada, quando as visitas foram suspensas nas unidades, o órgão recebeu reclamações de familiares de pacientes de diversas partes do estado, de dificuldade de acesso aos boletins médicos.

A subcoordenadora de Saúde e Tutela Coletiva da Defensoria, Alessandra Nascimento, explica que muitas vezes a negativa de informações para esses familiares vai de encontro ao argumento de sigilo médico.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informa que o protocolo de acolhimento de familiares de pacientes internados na rede estadual por suspeita ou confirmação de Covid-19 determina que a equipe médica atualize o estado de saúde do paciente diariamente durante todo o período de internação.

Com a crescente demanda observada nos últimos dias, a recomendação é que as informações devem ser repassadas por telefone. Ainda segundo o estado, a suspensão da visitação aos pacientes é uma medida de proteção aos próprios familiares.

Segundo o texto, devido à pandemia, internações por outras causas têm visitas em dias alternados.

 

Já a Secretaria Municipal de Saúde respondeu que está adotando as medidas necessárias para melhorar a eficiência dos canais de comunicação entre as unidades e os familiares de pacientes.

Fonte: Ag. Brasil